Ambulantes rejeitam mudança para Feira do Rato e têm nova reunião com Município
04/07/2018 12:40 em MACEIÓ ALAGOAS

Representantes da Prefeitura de Maceió se reuniram, na manhã desta quarta-feira (4), no Palácio do Trabalhador, com um grupo de ambulantes que atuam em várias ruas do Centro com a intenção de discutir soluções de espaço para os vendedores comercializarem seus produtos. O Município quer que os comerciantes migrem para a Rua Francisco de Menezes, antiga "Feira do Rato", no bairro da Levada, mas eles alegam a falta de estrutura e de movimento de consumidores. 

À reportagem, o representante dos ambulantes, Dade da Paz, disse que os vendedores estão ansiosos, pois precisam comercializar diariamente seus produtos para o sustento da família. Ele explicou que a maioria dos ambulantes está concentrada na Rua do Comércio, onde há uma grande circulação de ônibus e, consequentemente, de clientes.

 

Questionado sobre a legalidade do comércio, o representante menciona uma lei municipal que rege o exercício da atividade, afirmando concordar com ela. Porém, é preciso planejamento, segundo ele. "Não adianta termos uma lei que ordena tudo, quando não há organização para instalar os ambulantes em um local apropriado". 

Uma reunião para discutir o problema já foi realizado há duas semanas e um novo encontro volta a acontecer na manhã desta quarta. 

"Os ambulantes querem trabalhar, sustentar suas famílias. Tem comerciante que vende na Rua das Árvores há mais de 30 anos. Inclusive, a maioria deles já colocou as bancas em ordem, conforme exigência do Município. Aproveitamos a oportunidade, também, para fazer um apelo ao Governo do Estado, apesar de não ser de sua competência", reforçou Dade, afirmando que o desejo dos ambulantes seria o espaço onde funcionava a Secretaria de Educação, no Centro, levando em conta "a proximidade com o Shopping Popular, Restaurante Popular, Atendimento do Já e corredores de ônibus". 

 

Vendedores ambulantes rejeitam mudança para a região da Levada

FOTO: JOSÉ RONALDO

 

 

FEIRANTES E AUTORIDADES MUNICIPAIS

 O SITE noticiou, há duas semanas, o encontro entre feirantes e representantes da Prefeitura de Maceió. A previsão era de que os trabalhadores começassem a ser removidos, ainda em junho, para a antiga "Feira do Rato", na Levada, visando à melhoria da fluidez no trânsito na região central.

 

"Nós revitalizamos a Francisco de Menezes, para onde serão levados os ambulantes da Rua das Árvores e do Calçadão. A ideia da Prefeitura é termos barracas padronizadas. Estamos buscando alguns parceiros e não vamos admitir que os locais de venda fiquem fora desse perímetro e virem uma favela", destacou o coronel Ivon Berto, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, em entrevista concedida há alguns dias. 

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE