CRB sobe de divisão se dobrar pontuação do 1º turno
13/08/2016 16:39 em Esportes

Histórico da Série B mostra que, se mantiver desempenho da primeira fase da Série B, Galo conquistará o tão sonhado acesso 

Galo deve subir para Série A se mantiver desempenho do 1º turno

FOTO: AÍLTON CRUZ / 

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B se foi, e o Galo terminou a primeira metade da competição em terceiro lugar, com 33 pontos conquistados em 19 jogos - so pode ser ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que tem um jogo a menos. O returno só terá início no próximo dia 20, mas o torcedor regatiano já começa a recorrer à calculadora, arriscando-se nas projeções para saber quantos pontos o Galo ainda precisa somar para obter ao tão sonhado acesso à Série A.

A Segundona reúne 20 clubes, que se enfrentam no sistema de pontos corridos desde 2006. Nesta fórmula, a pontuação do Galo é animadora até aqui. É a 11ª edição da Série B com o presente formato, com o CRB tendo encerrado a fase de ida no G4, nas 10 anteriores, em apenas três oportunidades (2012, 2014 e 2015).

Outro dado que anima o torcedor regatiano é o seguinte: somente 13 das 40 equipes que terminaram o primeiro turno no G4 nas edições anteriores da Série B acabaram ficando sem o acesso.

É bem verdade que futebol não é uma ciência exata. Longe disso, prega peças em muitos matemáticos de plantão. Porém, é certo que o Galo está definitivamente no páreo para brigar por uma vaga na Série A do ano que vem, precisando ao menos manter a performance que chama a atenção de todos. 

Se repetir os resultados convincentes, o CRB chegaria ao final da competição com 66 pontos, número mais que expressivo, pois, somente no ano de 2012 é que os quatro clubes garantidos na elite do futebol nacional conquistaram pontuação superior - naquela oportunidade, o Vitória-BA, 4º colocado, fez 71.

Nesta reta final de Série B, o CRB terá a vantagem de disputar 10 dos 19 jogos diante de seu torcedor. Se fizer o dever de casa terá 30 pontos, precisando somente manter seu desempenho fora de seus domínios para garantir uma das vagas na Primeira Divisão do ano que vem.

E os comandados do técnico Mazola Júnior seguem se preparando para mais um desafio, tentando recomeçar a batalha da Série B com o pé direito. Seu primeiro compromisso no returno será contra o Londrina, às 16h do sábado que vem, no Estádio Rei Pelé, pela 20ª rodada da competição. O time paranaense vem de importante vitória em casa sobre o Bragantino-SP (2x0) e é o 7º colocado, com 28 pontos.

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE